, , , , , , , ,

RESENHA: PSICOSE

quinta-feira, abril 23, 2015



Eu não pensei que fosse gostar desse livro. Mas o livro que deu origem ao clássico do Hitchcock é mil vezes melhor que o filme. A história basicamente conta sobre insatisfação. De diversas maneiras, seja ela com o trabalho medíocre, com o namoro meia boca ou a super proteção da mamãe. Quando um ser humano está insatisfeito ele é capaz de fazer coisas que nunca achou que faria. É o caso de Norman Bates e Marion Crane. 
Além de é claro, o Norman ter uma mãe nada comum e não suportar vê-lo com ninguém. A escrita é gostosa, os cenários simples e as cenas de horror nada impossíveis. Quem nunca pensou em roubar uma grana preta do chefe que não merece? Então, Marion Crane, uma linda jovem que decide fugir com o dinheiro da empresa que trabalhava para se casar com o noivo fez isso, mas ela não contava que os planos de ser feliz para sempre seriam bruscamente interrompidos.
O suspense está em não querer que desvendem o crime. Eu pelo menos fiquei do lado do Norman, eu nunca fiquei do lado do "vilão" da história, mas dessa vez, eu queria que ele se saísse bem dessa. Norman Bates cuida, junto com a mãe do Bates Motel, um motel de "beira de estrada", que está falindo após uma obra tirar o movimento dos carros que passavam por ali. Para quem gosta de horror simples e bem escrito, Robert Bloch é uma ótima pedida.
Além do famoso filme dos anos 60, Psicose também tem uma série que estreou em 2013 e dessa vez, conta a história da juventude do Norman. As duas adaptações são de tirar o fôlego. O livro é pequeno, bom para quem gosta de ler no metrô ou no ônibus, porque te prende e você esquece da barulheira e da fumaça, sem precisar ficar surda com os fones de ouvido. Ah, não confundam horror com terror, o livro é um ótimo exemplo de horror, mas não tem nada aterrorizante. Robert Bloch merece todos os aplausos pelo seu sucesso: Psicose.

You Might Also Like

11 comentários

  1. Amei o seu cantinho é lindo e fofo!
    Fiquei muito curiosa,referente a obra citada na sua resenha do Livro Psicose,gosto muito de suspense!
    Muito obrigada pela dica!

    booksmagiclove.blogspot.com.br

    Beijos,Flor!

    ResponderExcluir
  2. Muito, muito, muito interessante. Eu na minha ignorância nem imaginava que o livro tinha sido baseado em um filme, mas depois da tua resenha já até coloquei o livro no skoob como metas pra 2015 por motivos de: Hitchcock.

    ResponderExcluir
  3. Achei o livro em si muito interessante, mas acho que todo o livro de suspense tem um toque diferente de outros livros, não é? Mas confesso que não é meu tipo leitura, ainda prefiro os clichês de romance, infelizmente.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Isabella!!
    Esse livro é um dos meus queridinhos.Depois que vi o filme achei impossível que o livro fosse melhor...como eu estava errado kkkkkkkkkkkk
    É simplesmente incrível.É realmente uma prova de uma excelente história de horror que muitos autores tem que se inspirar.
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, eu não fazia ideia desse livro, Psicose o filme, é um clássico e fiquei interessa em ler esse livro

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Nossa, nunca tinha lido uma resenha deste livro, acredita?
    Há algumas semanas comecei a assistir a série "Bates Motel", e apesar de só ter assistido 2 episódios até aqui (por falta de tempo), gostei bastante e não vejo a hora de poder acompanhar o resto.
    Não sabia do que se tratava a história original, mas é bem capaz que depois que eu terminar a série eu fique louco para ler o livro.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/2015/04/li-ate-pagina-100-terras-metalicas.html

    ResponderExcluir
  7. Oi, já li tantas resenhas sobre o livro, e a cada uma tenho mais vontade de ler-lo.
    Abraços
    http://litaralmentelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi linda, tudo bem?
    Eu já vi o filme e acompanho a série e amo os dois! Sério esta história é incrível.
    E também adoro o Norman Bates e não consigo vê-lo como um psicopata, será que tenho problemas? rsrs
    Ainda não li o livro, mas apesar de já saber a história ainda quero muito ler e espero fazer isso em breve!

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Oiiiii
    Para começar a capa é maravilhosa! Quem não se lembra da clássica cena do chuveiro?
    Eu tinha em mente de ler o livro pois amo o filme. Tenho até fotos no cenário onde foi filmado. Mas não sabia se era bom, agora com certeza lerei.

    Bjocas

    Dani (A Estante do Manuel)

    ResponderExcluir
  10. Que capa é essa, Jesus?! Já ouvi falar do livro, mas sua resenha é a primeira que me conquista. Tenho medo de livros do gênero, KKKK, mas com esse minha curiosidade, subiu! 💙 Abraços! www.ancoradepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro o livro e o filme.
    O livro tem todo aquele cuidado em caracterizar tudo bem minuciosamente, o que o filme não tem e isso se percebe logo. Mas, aquela música de suspense com terror do filme é SENSACIONAL.

    Eu recomendo você assistir a série Motel Bates. É uma adaptação moderna de Psicose e é MARAVILHOSA.

    Beijos!

    http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

INSCREVA-SE

Quer ser um Taverneiro? Coloque seu email e receba todos os nossos novos posts.

Flickr Images